Tipos de Chaves

Chave

chave é o objeto utilizado para abrir e fechar fechaduras e cadeados, sendo produzida com formato único, compatível apenas com determinada fechadura, liberando os mecanismos de bloqueio e permitindo o acesso. O formato da chave deve encaixar perfeitamente à fechadura, possuindo perfil equivalente e na posição correta. Para que isso aconteça, são confeccionadas ondulações nas chaves, conhecidas como dentes, que formam uma base de apoio para pequenos pinos ou tambores metálicos sustentados por molas, instalados aos pares e alinhadamente, no interior do cadeado ou fechadura. Quando a chave correta é inserida, os pinos são alinhados de uma maneira que permite que ela gire o cilindro da fechadura, liberando, assim, a trava principal. No caso de cofres, esse mecanismo é feito através de discos perfurados e engrenagens ligadas à travas de aço, proporcionando maior segurança.

Conheça os principais tipos de chave existentes no mercado:



Chave Gorge (Gorja):
é o modelo mais simples e com menos segredo encontrado no mercado, exigindo menor esforço para a abertura da fechadura, o que a torna menos segura. Por essa razão, a chave gorge é recomendada apenas para portas internas, como a de banheiros e quartos.





Chave Yale (simples) :
Possui sistema mais complexo e nível de segurança mais alto que a chave gorje, sendo indicado para portas externas, cadeados, gavetas e armários. A chave Yale possui apenas um segredo e é formada por um número de pinos que pode variar entre quatro e oito e se alinham aos dentes laterais, possibilitando, assim, a abertura. Uma variação da chave yale é a chave yale dupla, que possui dois segredos iguais, um em cada extremidade da chave, proporcionando mais segurança.




Chave Tetra:
A chave tetra equivale a quatro chaves yale em uma, apresentando quatro segredos, gerando uma combinação extremamente complexa e, por isso, mais segura. A chave tetra é indicada para portas de grande extensão, como as portas de comércios.





Chave Multiponto:
A chave multiponto possui até doze pontos de travamento em sua superfície, gerando um sistema de combinação de diversos pinos, que devem ser alinhados para realizar a abertura. Por essa razão, a chave multiponto é considerada uma das chaves mais seguras, indicada para comércio e portões de residências.




Chave Tubular:
Esse tipo de chave é mais indicado para industrias e painéis elétricos. O formato cilíndrico dessa chave dificulta a abertura da fechadura com qualquer outro objeto ou tipo de chave.





Chave Pantográfica:
A principal utilização da chave pantográfica é nas portas e ignições de automóveis. Seu segredo é elaborado através da gravação de uma cavidade nas laterais da chave. A chave pantográfica é considerada muito segura.




Chave Codificada:
Destinada a veículos, a chave codificada possui um sistema eletrônico constituído por um chip com um código, que é lido pela central eletrônica quando a chave é inserida no cilindro de ignição do veículo, permitindo que o carro dê partida apenas quando a chave correta é inserida e reconhecida. Quando as informações da chave são diferentes dos dados do Módulo de Comando no veículo, a partida é bloqueada. Se várias tentativas mal sucedidas forem feitas, é possível que aconteça uma descodificação completa no sistema. Nesses casos, assim como em caso de perda, é necessário refazer o sistema. O preço da chave codificada varia de acordo com o modelo do carro, geralmente entre R$150 e R$500. A instalação do sistema de chave codificada no veículo é um procedimento que deve ser realizado pela montadora do mesmo.




Chave Micha:
Esse tipo de chave é projetada especialmente para abrir fechaduras, na ausência da chave principal. A violação das fechaduras, no entanto, deve ser feita apenas por chaveiros, que são profissionais capazes de destrancar a fechadura sem destruí-la. Geralmente, os chaveiros usam a chave micha quando as chaves principais da fechadura são perdidas. As chaves michas funcionam levantando os pinos da fechadura, de modo que a linha de transição fique na parte inferior da placa mestra, criando um espaço na linha de transição para que a chave possa girar. Para confeccionar uma chave micha, é preciso observar a chave original ou a fechadura, para determinar a quantidade de pinos internos que ela possui. Descobrindo a quantidade de pinos e a distância exata entre eles, pode-se determinar o ponto mais fundo onde os pinos da fechadura repousam. A partir desse ponto, são desenhados dentes triangulares entre cada sulco, que serão raspados e nivelados.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário